Acupuntura
É um método terapêutico que consiste na estimulação de pontos específicos do corpo com agulhas para alterar várias condições bioquímicas e fisiológicas a fim de atingir o efeito desejado. Tais estímulos também podem liberar endorfina, promovendo um efeito anestésico e analgésico.
Anestesia
Seguimento da veterinária que se ocupa em promover sedação com analgesia adequada para que se possa realizar procedimentos invasivos ou não sem que o paciente sinta qualquer desconforto, sendo um dos poucos que não se coloca a desejar em comparação ao universo humano. Atualmente já é possível escolher os mais diversos tipos de anestesia conforme a necessidade do cirurgião e procedimento realizado. Podemos optar por: geral, inalatória, injetáveis, local, intravenosa total por infusão contínua (TIVA), trazendo ao paciente uma segurança maior em cada intervenção.
Cardiologia
Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório. Cães e gatos sofrem de várias enfermidades cardiorrespiratórias causadas principalmente por idade avançada, parasitas, trauma e predisposição racial. O diagnóstico precoce é essencial para uma sobrevida maior e com mais qualidade.
Cirurgia
Os profissionais que atuam como cirurgiões veterinários podem ser considerados entre os mais versáteis e abrangentes dentro das diferentes especialidades da medicina veterinária – já que atuam com a realização de procedimentos cirúrgicos das mais variadas naturezas. Sistema reprodutivo, digestivo, urinário, respiratório, cutâneo, oftálmico e auricular. Sendo estes alguns dos procedimentos que podem contar com a ajuda dos profissionais especializados em cirurgias em animais; possibilitando a resolução e a melhora de problemas que incluem desde a dificuldade no parto de fêmeas até luxações e fraturas.
Clínica de felinos
Especialidade dedicada às particularidades metabólicas, diagnóstico e terapia instituída às diversas patologias felinas.
Clínica geral
É a especialidade responsável pela primeira consulta. Após ela, se apresentar especificidade, é feita uma triagem de cada caso clínico.
Dermatologia
Dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das enfermidades relacionados à pele e aos anexos cutâneos (unhas, pelos, mucosas). Animais domésticos podem apresentar uma série de doenças de pele, causadas por parasitas como pulgas, carrapatos, sarnas, mosquitos, de caráter imunológico, doenças autoimunes dentre as quais a atopia vem demonstrando um verdadeiro desafio a nível de diagnóstico e tratamento.
Diagnóstico por imagem
Utiliza as tecnologias de imagem para a realização de diagnósticos.
Endocrinologia
O endocrinologista veterinário é um médico capaz de tratar doenças hormonais que afetam cães e gatos, como o hipertireoidismo, hiperadrenocorticismo, hipotireoidismo e diabetes mellitus, além de obesidade. Ou seja, esse profissional não se ocupa apenas com problemas de ordem hormonal, como também problemas metabólicos.
Fisioterapia
É a ciência da saúde que estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento.
Instrumentador
Responsável por auxiliar, controlar e fornecer instrumentos aos responsáveis durante procedimentos, além de preparar o ambiente operatório, montar e desmontar os equipamentos e fazer a assepsia dos materiais.
Nefrologia
Especialidade que trabalha com o diagnóstico e o tratamento das doenças do sistema urinário.
Nutrição
Assim como no mundo dos humanos, manter uma alimentação nutritiva e balanceada também é fundamental para que cães e gatos tenham uma vida com qualidade e bem-estar. Com a finalidade de contribuir no tratamento de diversas patologias como a obesidade, nefrite, enterite e outros que possam estar relacionados à má alimentação, como a diabetes. Oferecendo análises ricas e precisas sobre as condições corporais dos animais, o profissional que atua com a nutrição veterinária pode sugerir os melhores tipos de alimento para cães e gatos, indicando quantidades, frequência e número de nutrientes que devem constar na dieta dos pets para promover o maior nível possível de qualidade de vida.
Oftalmologia
Oftalmologista é o médico especialista em visão, ou seja, completou o curso regular de medicina VETERINÁRIA e especializou-se nas patologias e no tratamento dos olhos e seus anexos. Algumas raças de cães e gatos têm predisposição a doenças oftálmicas específicas, que podem ser congênitas ou adquiridas. Doenças oculares necessitam de atendimento especializado.
Oncologia
Oncologia veterinária é a especialidade que cuida e realiza o tratamento do câncer ou neoplasia maligna nos animais. Assim como em seres humanos, os pets também estão sujeitos a desenvolver a doença. Aliás, o câncer é considerado a segunda maior causa de mortes em animais domésticos. Com o aumento da expectativa de vida dos animais e o avanço nos diagnósticos em medicina veterinária, a oncologia tem se tornado uma das especialidades mais importante da atualidade.
Ortopedia
A ortopedia é a especialidade médica que cuida da saúde relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. Derivada da ortopedia a traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho musculoesquelético. Os casos ortopédicos podem variar desde os mais simples até os mais complexos, como luxação de patela ou procedimentos de coluna vertebral.
Ozonioterapia
Tratamento realizado com ozônio medicinal. Este tratamento costuma ser aplicado concomitantemente com outros tratamentos convencionais. As aplicações são por meios de injeções, insuflações e tópico. O ozônio tem excelentes propriedades medicinais tais como: anti-inflamatório, antisséptico, modulação de estresse oxidativo e melhora da circulação periférica e oxigenação.
Silvestres
A atuação do médico veterinário em animais selvagens e silvestres, é focada nas necessidades e no bem-estar de aves, répteis, coelhos e roedores e alguns outros animais.
Terapia Semi Intensiva
Levando em conta que o mundo animal já conta com profissionais especializados no atendimento emergencial de cães e gatos, não poderia faltar, neste universo, a terapia intensiva para os pets, oferecendo um atendimento diferenciado para pacientes mais debilitados e que necessitam de cuidados decisivos na manutenção da vida.